Planeta retrógrado em trânsito

por Hector Othon

Quando um planeta em trânsito esta estacionário ou retrógrado os assuntos que ativa no mapa natal (da casa onde se encontra) devem ser vistos com atenção redobrada, sabendo que serão revelados pontos frágeis, desafios que exigem evoluir, crescer, ganhar em maestria. 

O planeta quando retrógrado convida a rever, revisar assuntos vividos recentemente baixo sua energia, recuar para refazer com mais eficiência e sucesso, prestar atenção para não errar ou desencontrar nas ações associadas, ter que concentrar esforços pela complexidade com que se apresentam as situações que ele promove.

É aconselhável acompanhar o período de movimento retrógrado dos planetas em trânsito e tomar cuidado com as situações ou ações associadas especialmente se está fazendo aspecto com planetas natais.

O movimento de retrogradação pode ser visto positivamente como uma oportunidade para revisar, refazer, corrigir assuntos que tem a ver com as qualidades e faculdades do planeta em questão.

O planeta em trânsito quando está estacionário cria um ambiente de transição entre o movimento direto e retrógrado, um momento de pausa. Quando o planeta está estacionário é aconselhável averiguar se está por entrar em movimento direto ou retrógrado. Em ambos casos deve se ter cuidado com a função que ele representa. No caso de evoluir de estacionário para a retrogradação a sua negatividade pode ser maior.

Etapas do processo todo relacionado com o movimento retrógrado:
  • Inicio - o planeta começa a diminuir a sua velocidade de translação até ficar parado, e entrar no estado estacionário
  • estado estacionário 1 - pode passar de varias horas a dias no mesmo grau
  • entra em movimento retrógrado - inicia o movimento retrogrado, vai aumentando a velocidade, chega a um máximo, e começa a diminuir a velocidade até parar novamente
  • estado estacionário 2 - volta a ficar horas ou dias no mesmo grau zodiacal
  • retomo ao movimento direto - vai aumentando a sua velocidade de translação ate estabilizar e continuar direto 

Planeta em trânsito ao entrar em movimento retrógrado
    Um planeta em transito, ao entrar no processo de movimento retrógrado, pode passar três vezes seguidas por cima de um planeta natal, que se encontre entre os graus dos dois momentos do estado estacionário:
    • primeiro em movimento direto - primeiro impacto
    • depois em movimento retrógrado - habitualmente mexendo com o passado, carma, processos parados, impedidos
    • e para finalizar novamente em movimento direto - energia, força para tomar decisões, concluir, partir para outra 
    É importante ficar atento a estes detalhes especialmente no transito dos planetas Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

    Nas páginas a seguir, veja o significado astrológico da retrogradação de cada planeta:

    Mercúrio retrógrado

    Vênus retrógrado


    Marte retrógrado


    Júpiter retrógrado


    Saturno retrógrado


    Urano retrógrado


    Netuno retrógrado


    Plutão retrógrado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário